terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Necessidade de Amai-vos e Instrui-vos


"Homens fracos, que compreendeis as trevas das vossas inteligências, não afasteis o facho que a clemência divina vos coloca nas mãos para vos clarear o caminho e reconduzir-vos, filhos perdidos, ao regaço de vosso Pai.

Sinto-me por demais tomado de compaixão pelas vossas misárias, pela vossa fraqueza imensa, para deixar que estendas a mão socorredora aos infelizes transviados que, vendo o céu, caem nos abismos do erro. Crede, amai, meditai sobre as coisas que vos são reveladas; não mistureis o joio com a boa semente, as utopias com as verdades.

Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instrui-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam : "Irmãos ! nada perece. Jesus-Cristo e' o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade. - O Espírito de Verdade. (Paris, 1860)." [...].

Em verdade vos digo: os que carregam seus fardos e assistem os seus irmãos são bem-amados meus. Instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas e vos mostra o sublime objetivo da provação humana. Assim como o vento varre a poeira, que também o sopro dos Espíritos dissipa os vossos despeitos contra os ricos do mundo, que são, não raro, muito miseráveis, porquanto se acham sujeitos as provas mais perigosas do que as vossas. Estou convosco e meu apóstolo vos instrui. Bebei na fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, a lançar-vos um dia, livres e alegres, no seio dAquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis e que quer modeleis vós mesmos a vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices da vossa imortalidade. - O Espírito de Verdade (Paris, 1861)." (Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, 107. ed., p. 130-131).

Um comentário:

  1. Creio seja fundamental o estudo porque apenas ele, pode libertar a consciência que se encontra tolhida na ignorância das Verdades Divinas. É fundamental que uma casa espírita tenha sempre grupos de estudos abertos ao público sob a supervisão de pessoas sérias e com uma programação eficiente e lógica seguindo as linhas da pedagogia espírita, para facilitar o aprendizado daqueles que buscam o esclarecimento.
    Através destes estudos, desenvolvemos o senso crítico e passamos a questionar, com conhecimento de causa, algumas ações equivocadas que surjam dentro das casas espíritas através dos pseudosábios, podendo, racionalmente, apontar caminho coreto a seguir, evitando dificuldades dolorosas num futuro próximo.
    A medida que se esclarece, o espírito encarnado ou desencarnado, assume responsabilidades maiores perante a Criação Universal pois, é da lei que aquele que mais tenha mais coopere para o bem comum.
    O EGOÍSTA, guarda apenas para si todo patrimônio que absorveu através das oportunidades que recebeu de Deus;
    O estudioso ORGULHOSO/VAIDOSO, usa o conhecimento que possui para proliferar a discórdia e a separação nos grupos cujo a preguiça impede que se dediquem ao estudo libertador;
    Contudo, o SÓBRIO, usa os recursos dispostos na codificação para unir as pessoas e esclarecê-las com as luzes da Doutrina Espírita, convidando a todos que reflitam, tirem suas conclusões e percebam que não devem se envaidecer com o pouco que sabem, mas, auxiliar a outros a se libertarem das amarras da ignorância.

    Um AMIGO!

    ResponderExcluir

Participe com seu comentário