domingo, 10 de abril de 2011

Universalismo

O termo "UNIVERSALISMO" nos remete a uma compreensão de que o todo está em tudo e o tudo está no grande todo, ou seja, "HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI". Dentro da nossa compreensão o termo universalismo não pode se tornar apenas mais um entre tantos adotados e em experiência se tornar um circulo estreito de pessoas que defendem uma filosofia.

As muitas moradas estão em si mesmas inseridas quando do despertar das consciências que se libertam dos preconceitos e das amarras instituídas por aqueles que limitam a verdade à sua pequena compreensão da mesma.

A verdade é tão infinita quanto o universo no qual estamos todos inseridos. A abrangência das consciências cósmicas alcançam fronteiras além da ainda limitada compreensão humana.

Na nossa compreensão, Universalista é aquele que se libertou e a cada dia se liberta ma is dos currais dos conceitos sem a vivência, das religiões de imposição e é claro das próprias limitações interiores.

Há muitos que se dizem seguidores de Jesus, porém, moldando o Mestre ao próprio seio do limitado mundo estabelecido em sua volta.

Jesus em sua jornada entre nós em corpo físico nos ensinou a preciosa oportunidade de não vermos as pessoas apenas do lado de fora e nem vê-las simplesmente com os nossos olhos humanos da sociedade. Não se vê a árvore na semente, porém, se vê uma semente com a confiança de que ela se transformará em árvore em seu devido tempo com as ações necessárias para tal.

Em se falando de árvore, o Grande Mestre Galileu nos trouxe a pérola em forma de lição ao nos falar que "SE CONHECE A ÁRVORE PELOS FRUTOS". Quantos julgam sem conhecer, ou apenas por ouvir a voz daqueles que ignoram a essência e estão presos aos padrões de comportamento. Entretanto, o tempo é o senhor de todas as respostas e a verdade não pertence a nenhum de nós. Neste mundo pode-se criar, inventar muitas mentiras, porém, a verdade sempre será a maior das revelações, pois a verdade não se cria, não se inventa, apenas se conhece a força de sua presença.

Para que se vivencie o UNIVERSALISMO é preciso ter pensamentos e atitudes universalistas, ou seja, é preciso receber, acolher, compreender, aceitar, aprender, ensinar e vivenciar em si mesmo a força do universo das idéias que pululam as consciências despertas na terra com a missão de romper barreiras, expandir fronteiras, mudar os seres desta terra para a realidade de seres eternos, ilimitados em essência, consciências cósmicas, o UNIVERSO em movimento, pois o mesmo Mestre Galileu nos ensinou que "O REINO DOS CÉUS ESTÁ DENTRO DE VÓS", entendemos então que o universo é em essência a consciência maior que se faz latente em cada um de nós.

As religiões, não podem ser as cercas de um curral limitado de idéias e compreensões agindo como se a verdade maior fosse resumida em rótulos e práticas muito mais exteriores do que a manifestação maior da consciencia divina sem limites em nós.

É preciso o despertar, pois o cinturão de FÓTONS, processo inevitável da transição planetária, é a comprovação dos ensinos de Jesus quando nos diz que para comparecer e permanecer no festim de bodas é preciso estar usando a túnica nupcial. Isso nos remete a outro ensinamento do Mestre amigo: "BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO, POIS VERÃO A DEUS"; "BEM AVENTURADOS OS MANSOS POIS ELES HERDARÃO A TERRA".

Coração puro, livre de preconceitos, ciúmes, invejas, medos, orgulho, egoísmo. Mansidão que não julga, que conforme nos lembra o evangelho segundo o espiritismo no item: "O homem de bem", não lança anátema àquele que não pensa como nós. Aquele que tem olhos de ver, ouvidos de ouvir e não lentes ofuscadas por conceitos antigos e limitados da verdadeira atitude de caridade.

O ideal espírita é a manifestação universal do pensamento dos Espíritos Superiores que descem sobre a terra em forma de luz que clareia as consciências chamando o homem a despertar para a construção de um novo ser, então, responsável por sua própria história diante do livro da vida.

No novo mundo que chega, conforme anunciado outrora, será necessário o passaporte para merecer estar inserido nas energias que o mesmo se transformará. Não haverá mais lugar para atitudes geradas por sentimentos tão antigos e ignorados que tem trazido tantas lágrimas traduzidas pela fome, violência, corrupção de valores, etc. A fraternidade será o sutil cordão que unirá o grande colar de diamantes brilhantes que são os Espíritos despertados para o AMOR. A solidariedade se apresentará como as flores perfumadas nos jardins das famílias reunidas pelos laços da afinidade. Não mais uma família circunscrita em muros, condomínios, castas, rótulos, mas uma família com pensamentos e atitudes universalistas, refletindo o amor que o Mestre dos mestres nos ensinou naqueles tempos e retorna a terra, renovado e fortalecido, pela extraordinária beleza que é o ESPIRITISMO REDIVIVO.

São chegados os tempos, é o momento de agir, trabalhar, se conhecer, se libertar, se compreender, se acolher e assim, por consequência natural, acolher aos outros nossos queridos irmãos.

Somos e sempre seremos irmãos, mesmo que uns não queiram, seremos sempre filhos da mesma fonte UNIVERSAL.

Articulista - Fidel Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe com seu comentário