quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Obra espírita alagoana será um dos destaques da 22ª Bienal do Livro de São Paulo

A história de um jovem batista, nascido e desencarnado nacidade do São Luis do Maranhão, descrita nos planos físico e espiritual, é uma das atrações literárias espíritas da 22ª Bienal do Livro de São Paulo. Editado pela Intelítera (SP), o primeiro romance espírita alagoano, lançado em abril deste ano, se tornou um dos livros espíritas mais vendidos no primeiro semestre no Brasil. Psicografado pelo médium alagoano Marcos Alencar, de autoria do espírito Luis Felipe, Uma Chance para o Perdão vem recebendo elogios da crítica literária espírita e aceitação do exigente movimento espírita brasileiro,acostumado a autores espirituais como Emmanuel, André Luiz, Joanna de Angelis,Humberto de Campos, entre tantos outros.

“A narrativa simples e o uso de expressões mais comuns aos leigos é um dos diferenciais da obra”, afirma Marcos Alencar. Formado em comunicação social pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em comunicaçãopela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o psicógrafo é gerente de atendimento empresarial do SEBRAE em Alagoas. Ele lembra que a obra foi recebida em 1998 e passou uma década e meia aguardando autorização do autor espiritual para ser publicada. “Nem Luis Felipe, nem muito menos eu, estava preparado para publicação do livro antes de um ‘tempo determinado para o desenvolvimento da maturidade de ambos’”afirma Alencar.

O drama de Luis Felipe, um jovem que foi educado na religião Batista, na cidade de São Luis do Maranhão, que se envolveu com drogas eviolência na adolescência, sendo morto em uma rebelião, é comovente. Ele narra sua vida, as escolhas equivocadas e os resultados de sua conduta no plano espiritual, onde, ao lado de outros jovens, é levado a entender a lógica do perdão. Depois de uma vida de sofrimentos de ordem moral e de atravessar densas regiões espirituais, chamadas de "umbralinas", Luis Felipe começa a traçar uma nova forma de viver novas experiências.  “Foi com muito sacrifício de entendimento que Luis Felipe compreendeu aimportância do perdão”, afirma Marcos Alencar.

A simplicidade da narrativa e o aceitação do público jovem, já que 60% do público leitor do livro é composto por jovens na faixa etária entre 16 e24 anos, foram alguns dos motivos que fizeram a Intelitera escolher entre tantas obras publicadas em 2011 e 2012,“Uma Chance para o Perdão", como um dos destaques literários para a 22ªedição da Bienal do Livro de São Paulo. “Uma Chance para o Perdão foi uma agradável surpresa para o mercado editorial espírita brasileiro. Não apenas atendeu as nossas expectativas, mas vem superando as perspectivas em relação ao desenvolvimento do movimento espírita alagoano, carente de atividades culturais e literárias que possam estimular a integração dos espíritas do Estado de Alagoas”, afirma o diretor presidente da Intelitera, José Carlos de Lucca.

A 22ª Bienal do Livro de São Paulo será realizada de 09 a 19 de agosto, no Centro de Exposições do Anhambi. Nos dias 11 e 12 de agosto, Marcos Alencar, psicógrafo dolivro Uma Chance para o Perdão, estará dando autógrafos no estande da Intelitera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe com seu comentário