terça-feira, 10 de março de 2009

Viver em família

Um dos grandes mistérios da humanidade está justamente em saber viver em família. Nela aprende-se a ser aceito ou não, ser amado ou não, a pertencer ou não a um grupo. Ao nascer, uma pessoa recebe de presente uma família, uma cultura, uma pátria. E sente que precisa honrar e seguir tudo que recebeu de sua família. A forma mais comum de honrá-la é seguir todos os passos que foram ensinados pelos pais, avós, tios. Segui-los de forma inconsciente é o mesmo que repetir todos os erros e todos os acertos sem perceber o que está fazendo. Esta forma revela todo o amor que uma pessoa sente por seus familiares, mas de uma maneira inconsciente.
Para que se possa viver bem em uma família é preciso compreender que existe uma ordem a ser respeitada. E que esta ordem serve para que todos os membros da família sintam-se bem. Nela aprende-se que é preciso aceitar para ser aceito. A vida em sociedade começa a ser experimentada na família. Saber respeitar alguém, aprender aceitar o diferente é primeiro e acima de tudo um desafio familiar. Não aceitar um membro com problemas seja ele qual for, gera a dificuldade de aceitar outra pessoa com o mesmo problema fora da família. Não saber respeitar os avós em casa, significa não saber respeitar os idosos na sociedade. Não reconhecer os esforços que os pais prestaram para a sua existência, significa que seu filho não irá reconhecer seus esforços prestados para existência dele. Conseqüentemente a roda da desunião começa a girar. Exigir a atenção da sociedade para os seus problemas, nada mais é do que a sua necessidade inconsciente de ser olhado por seus familiares. E toda a atenção que você exige do outro não irá preencher seu coração.
Viver em família significa trazer para seu coração aquela pessoa que foi excluída e respeitar o seu lugar na ordem. É viver intensamente em honra daquele que precisou morrer cedo. É aceitar as escolhas que cada um faz para si. E a partir daí ganhar o direito de ser respeitado nas escolhas que fizer, sem medo da dor de ser excluído por apenas ser diferente dos demais. Viver em família é a primeira experiência pessoal de viver em sociedade.
Sabe-se hoje que toda vivência social está passando por situações de ajustes, todas as tragédias vistas na vida, nada mais são do que um retrato fiel da inversão da ordem familiar. No momento que a criança for ensinada a respeitar os pais e se tornar filho, ela aprenderá seu verdadeiro lugar na ordem da sua família. E sua posição na sociedade será de mais respeito ao ser humano. Quando os pais aprenderem a dar limites a seus filhos, saberá o quanto é prazeroso conviver com as crianças de hoje. É muito importante ensinar a ordem natural e correta na sua família. Se as pessoas ocuparem seus devidos lugares na ordem familiar, perceberão que os problemas da ordem social começarão diminuir. Perceberá logo que a ordem respeitada em casa é a mesma desejada nas ruas. Viver melhor é uma questão de ordem natural dentro das famílias.

Rosangela Cristina da Silva
Professora, palestrante e coordenadora Instituto Ser Integral

Um comentário:

  1. acredito que seja necessário um debate , um estudo contínuo sobre esse tema, principalemente com as crianças e adolescentes considerando que o aprendizado sobre o amor ao próximo ou o sua negação, começa no núcleo familiar e se propaga por onde passamos, criando ou destruindo os laços que nos une enquanto irmãos e filhos de um mesmo Pai.

    ResponderExcluir

Participe com seu comentário