terça-feira, 14 de abril de 2009

A Natureza e nós seres humanos


Existem inúmeros grupos, associações, comunidades inteiras preocupadas com o meio ambiente, fazendo diversas caminhadas e protestos acerca da contínua proteção a ser exercida em prol da natureza.

São cartazes, faixas e inúmeras propagandas fazendo apologia no sentido de não mais lesionar a natureza, pois já fora muito prejudicada pelas ações humanas que ainda deterioram o meio ambiente.

E o ser humano, será que existe a preocupação consigo mesmo? Será que, independentemente da sua convicção religiosa e/ou não religiosa, ele tende a refletir acerca das suas concepções, preconceitos, suposições, etc.?

Estamos propensos ao fatalismo existencial no sentido de que tudo acontece à nossa revelia? O que realmente fazemos da nossa própria existência? Será que realmente estamos no caminho certo das nossas escolhas? Qual o caminho a ser seguido? .

Temos, nós seres humanos, percepções variadas, conforme o grau espiritual, psicológico, social e cultural, sem olvidar no aspecto emocional.

Indispensável que façamos um exercício diário mediante uma reflexão acerca dos nossos preconceitos e ações, tentando, passo a passo, engendrarmos uma interiorização no sentido socratiano do "conhece-te a ti mesmo".

Nós também somos a própria natureza, temos a natureza divina como um potencial a ser continuamente exercido por todos nós seres humanos.

Quando realmente passarmos a nos redescobrir reconhecendo periodicamente a natureza inserida dentro de todos nós, com certeza estaremos a um passo significativo do que seja a natureza em sua ampla definição.


Autor: Fernando Antonio de Barros Lins

2 comentários:

  1. Boa reflexão Fernando. Melhor ainda a sua contínua participação.

    Marcos Alencar

    ResponderExcluir
  2. Marcos Alencar, Parabéns Pelo Belo Trabalho a Serviço da Doutrina!!!

    Abraços de Toda Equipe do Oscar Menezes.

    ResponderExcluir

Participe com seu comentário