terça-feira, 10 de novembro de 2009

Chico Xavier: 100 anos de amor, caridade e dedicação agora também nos cinemas

A vida de personalidades espíritas e a realidade do mundo espiritual são temas que chegaram aos roteiros cinematográficos para ficar. Em 2010, ano da celebração do centenário de Francisco Cândido Xavier, serão lançados “Chico Xavier, o filme” e “Nosso Lar”, os dois com estréia prevista para o 3º Congresso Espírita Brasileiro, promovido pela Federação Espírita Brasileira, que será realizado em Brasília de 16 a 18 de abril de 2010.

A homenagem ao Centenário de Chico Xavier se deve ao papel dele como um grande impulsionador da divulgação da Doutrina Espírita. Ele deixou um legado de inspiração ao serviço de amor e caridade aos mais necessitados, apoiado na Doutrina Consoladora: o Espiritismo. Sua importância na vida nacional é considera inclusive por aqueles que não comungam dos ensinamentos espíritas.

“Chico Xavier, O Filme”, com produção da Globo Filmes, tem como foco principal apresentar a vida e obra de um dos maiores médiuns da Doutrina Espírita. O filme conta com a direção do diretor Daniel Filho, grande elenco e com a tarefa de representar o médium na fase adulta, o ator Nelson Xavier.

O filme “Nosso Lar”, que conta com o apoio da Federação Espírita Brasileira, é inspirado na obra psicografada por Chico Xavier e ditada pelo Espírito André Luiz. A obra é o primeiro livro da série “A Vida no Mundo Espiritual”, que já chegou a mais de dois milhões de edições vendidas. O livro aborda as observações e descobertas feitas por André Luiz no mundo espiritual, uma dimensão plena de vida e atividades e supervisionada por Espíritos Superiores.

O filme “Bezerra de Meneses”, estrelado por Carlos Vereza e exibido em 2008, inaugurou o a série de obras cinematográficas com temática espírita. A estreia em escala nacional foi tímida, mas o interesse da população em geral levou a expansão do número de salas a exibir a produção. Além do cinema, a TV também tem sido atraída pelos ensinamentos espíritas, novelas como “Alma Gêmea” atualmente reexibida nas tardes da Rede Globo e “A Viagem” e “O Profeta”, dois sucessos escritos por Ivani Ribeiro na década de 1970 com remakes inspirados e produzidos respectivamente nos anos de 1994 e de 2006. Outras mídias também tem sido atraídas pelos ensinamentos espíritas, vários jornais, revistas, séries e filmes discorrem sobre a Doutrina, não apenas no âmbito nacional, e despertam o mundo inteiro para a importância da caridade e da fraternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe com seu comentário