A vida de personalidades espíritas e a realidade do mundo espiritual são temas que chegaram aos roteiros cinematográficos para ficar. Em 2010, ano da celebração do centenário de Francisco Cândido Xavier, serão lançados “Chico Xavier, o filme” e “Nosso Lar”, os dois com estréia prevista para o 3º Congresso Espírita Brasileiro, promovido pela Federação Espírita Brasileira, que será realizado em Brasília de 16 a 18 de abril de 2010.A homenagem ao Centenário de Chico Xavier se deve ao papel dele como um grande impulsionador da divulgação da Doutrina Espírita. Ele deixou um legado de inspiração ao serviço de amor e caridade aos mais necessitados, apoiado na Doutrina Consoladora: o Espiritismo. Sua importância na vida nacional é considera inclusive por aqueles que não comungam dos ensinamentos espíritas.
“Chico Xavier, O Filme”, com produção da Globo Filmes, tem como foco principal apresentar a vida e obra de um dos maiores médiuns da Doutrina Espírita. O filme conta com a direção do diretor Daniel Filho, grande elenco e com a tarefa de representar o médium na fase adulta, o ator Nelson Xavier.
O filme “Nosso Lar”, que conta com o apoio da Federação Espírita Brasileira, é inspirado na obra psicografada por Chico Xavier e ditada pelo Espírito André Luiz. A obra é o primeiro livro da série “A Vida no Mundo Espiritual”, que já chegou a mais de dois milhões de edições vendidas. O livro aborda as observações e descobertas feitas por André Luiz no mundo espiritual, uma dimensão plena de vida e atividades e supervisionada por Espíritos Superiores.
O filme “Bezerra de Meneses”, estrelado por Carlos Vereza e exibido em 2008, inaugurou o a série de obras cinematográficas com temática espírita. A estreia em escala nacional foi tímida, mas o interesse da população em geral levou a expansão do número de salas a exibir a produção. Além do cinema, a TV também tem sido atraída pelos ensinamentos espíritas, novelas como “Alma Gêmea” atualmente reexibida nas tardes da Rede Globo e “A Viagem” e “O Profeta”, dois sucessos escritos por Ivani Ribeiro na década de 1970 com remakes inspirados e produzidos respectivamente nos anos de 1994 e de 2006. Outras mídias também tem sido atraídas pelos ensinamentos espíritas, vários jornais, revistas, séries e filmes discorrem sobre a Doutrina, não apenas no âmbito nacional, e despertam o mundo inteiro para a importância da caridade e da fraternidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe com seu comentário