terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

E como vai a sua sintonia?



Analisando um pouco o quanto nós não percebemos o quanto somos influenciados por espíritos encarnados e desencarnados, resolvi escreve este pequeno artigo. Como sabemos, o nosso cérebro é - digamos assim - um aparelho emissor e receptor de ondas mentais, Nesse caso, o pensamento é um fluxo energético do campo espiritual. Com isso, a nossa vibração é um movimento de vai-e-vém. Dessa forma, sintonia é a identidade ou harmonia vibratória, isto é, o grau de semelhança das emissões ou radiações mentais de dois ou mais espíritos, encarnados ou desencarnados, ou seja, afinidade moral.

Como já sabemos que o pensamento é um fluxo fluídico, é matéria sutil do corpo espiritual, com isso é verdadeiro, é concreto e, às vezes muito visível, podendo permanecer por muito tempo de acordo com as circunstâncias. Disso podemos entender que atraímos as mentes que possuem o mesmo padrão vibratório nosso, que estão no mesmo nível moral.

Outro detalhe importante é que a comunicação interespiritual é controlada pelo grau de sintonia, a qual a seu turno, decorre da afinidade moral. Temos, por isso, a companhia espiritual que desejamos mediante o nosso comportamento, sentimentos, pensamentos e aspirações. Estão ao nosso redor aqueles que sintonizam conosco ou têm contas a ajustar.

Mas, como podemos elevar cada vez mais as nossas vibrações e, assim, aprimorar a capacidade de sintonia e vibração? Para isso é necessário enriquecer o pensamento por meio do desenvolvimento da INTELIGÊNCIA e do SENTIMENTO (estudo, conhecimento, prática do bem, serviço prestado, moralidade).

Mas com que finalidade os espíritos imperfeitos nos induzem ao mal? É simples: como afirmam os espírito a Allan Kardem: "Para que sofrais o que eles sofrem" ( Capítulo IX, questões 467 / 469.)

E por qual meio podemos neutralizar a influência desses espíritos? Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, iremos repelir a influência dos Espíritos inferiores.

Assim, é fundamental que eduquemos o nosso pensamento em coisas edificantes para uma melhor sintonia com a Espiritualidade Superior. O pensamento é idioma universal e, entendendo que o cérebro ativo é um centro de ondas em movimento constante, estamos sempre em correspondência com o objeto que nos prende a atenção. Todo espírito, na condição evolutiva em que se encontra, é governado essencialmente por três fatores específicos:

• Experiência - É o conjunto de nossos próprios pensamentos.
• Estímulo - É a circunstância que nos impele a pensar.
• Inspiração - É a equipe dos pensamentos alheios que aceitamos ou procuramos.

Um livro, uma página, uma sentença, uma palestra, uma visita, uma notícia, uma distração ou qualquer pequenino acontecimento que te pareça sem importância, podem representar silenciosa tomada de ligação espiritual para determinado tipo de interesse ou de assunto.

Geralmente, toda criatura que ainda não traçou caminho de sublimação moral a si mesma assemelha-se ao viajante entregue, ao mar, ao sabor das ondas. Com a bússola do Evangelho, sabemos perfeitamente onde e como localizar o bem e o mal, razão porque dispomos todos nós do lema da vontade. O problema de sintonia corre por nossa conta.

André Luiz é bastante claro no seu livro Nos Domínios da Mediunidade - Cada médium com a sua mente, cada mente com seus raios, personalizando observações e interpretações, e conforme os raios que arremessamos, erguer-se-ão o domicílio espiritual na onda de pensamentos a que nossas almas se afeiçoam.

Basta que pensemos no que Jesus falou: A cada qual segundo suas obras. Não esqueçamos que a mente permanece na base de todos os fenômenos mediúnicos. Nossa mente é um núcleo de forças inteligentes, gerando plasma sutil que, a emanar sem parar, oferece recursos de objetividade, sob o comando de nossos próprios desígnios.

O Pensamento é um núcleo de forças, em torno do qual gravitam os bens e os males gerados por ele mesmo e ali se defrontam com fileiras de almas, sofrendo nos diferenciados lugares que lhe são característicos. Elevemos, então, nossos pensamentos redirecionando-os sempre para pensamentos altruístas.

Influência é um poder espiritual que todos temos e pelo qual irradiamos nossos conceitos e predicados morais, como também culturais, devendo atingir aqueles que pensam semelhantes a nós. Pense nas coisas desagradáveis e estará sintonizado espiritualmente com um desencarnado que se sente infeliz. Todavia, agora vem a celebre pergunta: Será que você começou a pensar negativamente porque quis ou porque foi induzido por algum Espírito que está próximo a você? As duas coisas podem perfeitamente acontecer. Se você resolveu ser infeliz a partir daquele momento, a decisão é totalmente sua, você é quem vai sofrer. Se foi induzido e passou a aceitar a sugestão, cabe a você mudar de opinião e não sintonizar com aquela entidade.

Allan Kardec, em A Gênese, cap. XIV, item 15, esclarece este mecanismo da influenciação de desencarnado para encarnado: Sendo os fluidos o veículo do pensamento, este atua sobre os fluidos como o som sobre o ar; eles nos trazem o pensamento, como o ar nos traz o som.. Pode-se pois dizer, sem receio de errar, que há, nesses fluidos, ondas e raios de pensamentos, que se cruzam sem se confundirem, como há no ar ondas e raios sonoros.

O pensamento cria a imagem da vítima e a cena inteira é pintada, como num quadro, tal qual se lhe desenrola no espírito. Desse modo é que os mais secretos movimentos da alma repercutem no envoltório fluídico; que uma alma pode ler noutra alma como num livro e ver o que não é perceptível aos olhos do corpo. Contudo, vendo a intenção, pode ela pressentir a execução do ato que lhe será a consequência, mas não pode determinar o instante em que o mesmo ato será executado, nem lhe assinalar os pormenores, nem, ainda, afirmar que ele se dê, porque circunstâncias ulteriores poderão modificar os planos assentados e mudar as disposições.

Assim, vamos pensar no bem e afastar a influência dos espíritos que só desejam a nossa infelicidade. Como ajudá-los? Orando por eles, fazendo todo o bem possível e dando-lhes, como alimento espiritual, o perdão, a paz, a oração, a prática da caridade.

3 comentários:

  1. Somos, todos os seres do Universo, interligados como o filme "Avatar" retrata tão bem!
    É muito importante ter a consciência de que somos os únicos donos dos nossos pensamentos e ações, somos os únicos responsáveis pelo que atraímos...
    Temos a grande responsabilidade de nos manter no palco das nossas próprias Vidas... como Atores Principais e não como coadjuvantes ou, simplesmente expectadores...
    Reflitamos...
    Um Grande Abraço a todos,
    Anienne

    ResponderExcluir
  2. O texto acima apresenta uma bela síntese acerca de um tema cuja compreensão é fundamental para os adeptos do Espiritismo ou, ainda, para quem deseja imprimir em seu dia-a-dia conceitos e atitudes que levem em consideração a dimensão mais ampla da vida, com suas facetas física e espiritual em constante interação.
    Compreender a Vida com essa dinâmica enriquece o universo das possibilidades construtivas do ser, responsável por sua trajetória, sempre acompanhada pelos afins.
    Mais que cidadãos do mundo, o somos do universo, em que uma sociedade mais ampla que a registrada pelos olhos do corpo se mantém em constante movimento, numa troca incessante de valores com cada um de nós.
    É sempre importante lembrar que antes da materialidade dos nossos pensamentos, eles já o são no campo energético em que todos estamos imersos. Em vantagem de percepção, os Espíritos desencarnados vêem nossas intenções e tendências, mesmo antes ou sem nunca elas tomarem corpo. Não por isso mas pela destinação imultável de existirmos - a perfeição -, é bom que cuidemos da qualidade das nossas ideias, sempre sustentadas no conhecimento das coisas e potencializadas pelos melhores sentimentos.
    Um abraço,
    Jorge Vieira

    ResponderExcluir
  3. EU GOSTEI BASTANTE DESTE TEXTO VEIO PARA CONFIRMAR A MINHA FORMA DE PENSAR POIS SOU UMA PESSOAS MUITO POSITIVA. A LEI DA ATRAÇÃO REALMENTE DEPENDE DE CADA UM DE NÓS E DO QUE PENSAMOS PARA NÓS E PARA NOSSOS SEMELHANTES ESTEJAM ELES PERTO OU DISTANTE.

    ResponderExcluir

Participe com seu comentário