
A educação, conforme entende o Espiritismo, é a arte de manejar caracteres, é a formação de hábitos, tendo por base a imortalidade da alma e os ensinos morais de Jesus, e essa educação deve fazer a reforma moral do homem, sua auto-educação, trazendo para o inundo um homem novo, consciente dos seus direitos e deveres. Se é importante a modificação da estrutura física do Centro Espírita para atendimento às crianças, ainda de maior importância é a adequação de suas finalidades para tão grandiosa tarefa, onde o estudo da Educação do Espírito deve ocupar espaço de prioridade junto às demais atividades que sejam executadas, sob pena, se assim não for feito, de o Centro Espírita desviar-se de uma finalidade que é o próprio cerne da doutrina, pois o Espiritismo é doutrina de educação como bem acentuam os Espíritos ao dizerem a Kardec que "somente a educação pode renovar a humanidade" (O Livro dos Espíritos, questão 796). A evangelização espírita infantil não pode ficar em segundo plano, como apenas uma "aulinha dominical de moral cristã", consideração essa irresponsável e de repercussão negativa, tanto na sociedade humana terrena como na espiritualidade, onde as colônias espirituais, conforme narram os companheiros desencarnados, mantêm de creches a universidades, além de institutos escolares especiais para crianças recém-desencarnadas, abortadas, desajustadas no psiquismo e outras. Onde os ensinos cristãos à luz da reencarnação são trabalhados com amor. Os serviços de educação junto à criança são a única maneira de o Centro Espírita realizar a maior das finalidades do Espiritismo: transformar a todos em homens de bem. Por esse motivo deve merecer da direção do Centro Espírita uma acolhida e estudo mais profundo. Lembram que a educação não se dá apenas à criança mas também ao adolescente, ao jovem, ao adulto, o que nos leva a compreender que as atividades de estudo realizadas pelo Centro Espírita devem se caracterizar por dinamismo, facultando ao freqüentador todas as possibilidades de conhecer o Espiritismo. Esses estudos não podem dispensar a discussão dos temas cotidianos da vida à luz dos princípios básicos da Doutrina, pois estudar a realidade que se vive é preparar-se para bem vivê-la, sabendo porque se compreende. A criança é um espírito reencarnado, e como tal deve ser considerada. As lições do Evangelho embasadas na imortalidade, na reencarnação e na evolução do Espírito, devem ser ministradas às crianças porque no estágio da infância o Espírito mais acessível à nossa influência, quando podemos trabalhar seu caráter, dando-lhe diretriz no bem. Com essas considerações queremos dizer que a evangelização da criança e do jovem através dos ensinos espíritas, é a educação que entrega a esses espíritos reencarnados as lições sublimes de Jesus à luz da alma imortal; é o amor em conjunto com a reencarnação, esclarecendo a mente e iluminando o coração Por esses motivos deve o Centro Espírita considerar a tarefa de evangelização como prioridade, fonte de renovação humana para Uma sociedade melhor. Evangelizar é mais que ensinar Evangelho. É traduzir a Boa Nova para o viver humano nas relações sociais. É trabalhar a psicologia do indivíduo na luz do amor. É sensibilizar os sentimentos para a ação no bem. evangelização faz parte do processo de educação, na busca da formação integral do Espírito desenvolvendo-lhe com harmonia todas potencialidades depositadas por Deus, como bem definiu Pestalozzi, e essa visão necessita ser abraçada pelos dirigentes espíritas, fazendo do Centro Espírita uma verdadeira escola almas.
Marcus Alberto De Mário
O Centro Espírita através do espiritismo aplicado e baseado em fontes seguras, serve de ajuda multidiversa ao ser humano, haja vista que, repassa em linguagem totalmente readaptada aos nossos dias os ensinamentos proferidos pelo Mestre Jesus Cristo,com os seus exemplos de vida.
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