segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Disciplina nas relações

Todo espírita vive falando em disciplina disso, daquilo, horário para começar, para terminar uma atividade. Até aí tudo bem! Mas as pessoas precisam compreender que a principal das disciplinas deve se basear nas relações pessoais. O que adianta começar um horário na hora com as pessoas vibrando negativamente?

A orientação espírita reforça o compromisso com o emocional, com as relações pessoais e não com o transitório, com o passageiro. A disciplina do amor, por exemplo, orientada por Jesus no "amai-vos uns aos outros" é enfática ao propor o amor como base para a construção de uma sociedade mais solidária e justa. Não é o amor mais importante que o relógio dos homens?


Concordo que as regras devam ser implantas, seguidas e servem como organizadoras de processos relacionais. Sem dúvida! Mas não devemos "neurotizar" as normas, porque estaremos dando muito mais valor aos conceitos transitórios da humanidade.


A vida é feita de momentos simples, fraternos, cheios de emoção. As regras, quando "neurotizadas" acabam prejudicando a fraternidade entre as pessoas e tornando-se mais importantes que a pedagogia do amor, orientada pelo Mestre.


Ame, sirva e construa a sua vida nas boas relações, amparando seus familiares e amigos e perdoando as ofensas, como Jesus orienta. Assim, estaremos transformando nossa sociedade baseada em rígida temática disciplinar numa sociedade redimida pelo amor.


Deixe seu comentário.

Um comentário:

  1. Muuuuito boa esta colocação - e proposta!
    Quem será a autora ou autor??
    Gostaria de trocar umas idéias.
    Edinéa
    edineaa@gmail.com

    ResponderExcluir

Participe com seu comentário